segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia 26 de abril - Dia nacional de combate a Hipertensão Arterial

    Cresce cada vez mais o número de brasileiros que possui Hipertensão Arterial, e não resta mais dúvidas que entre os grandes vilões estão o sedentarismo, estresse e alimentação incorreta.
Atualmente, o consumo da população brasileira é rica em sal e gorduras saturadas ou trans e a alimentação tem um papel primordial para o aparecimento da doença. Com o aumento do consumo de alimentos industrializados, e consequentemente de sódio - vilão para quem é Hipertenso, e está presente em alimentos processados, embutidos, realçadores de sabor, adoçantes e até refrigerantes. Ou seja: não é muito difícil que o consumidor utilize esses produtos em todas as refeições. E dá-lhe sódio, gordura saturada, substâncias processadas, químicas e tóxicas para o nosso organismo. Será que as nossas células e vasos sanguineos aguentam essa pressão?
Com certeza não! É só observar como cresce a incidência de Hipertensão em idosos, adultos jovens e principalmente nas nossas crianças e adolescentes, acompanhando o crescimento de produtos industrializados, e principalmente os de consumo "rápidos e práticos".  E como fica difícil e sobrecarregado nosso organismo com excesso de sódio e substâncias químicas, no qual o obrigamos a "dar um jeito" com tudo isso...
    Depois de tudo, fica a dica: quanto menor for a ingestão de produtos industrializados, melhor! Observe os rótulos e veja os teores de sódio, gorduras (principalmente saturadas) e aditivos químicos. Ulilize para temperar seus alimentos ervas (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho...). Além de conferir aquele sabor caseiro à comida e saber que cada um deles possuem efeitos terapêuticos, normalmente será diminuído o acréscimo de sal no seu prato. Segue uma receitinha bem prática,fácil e barato:
Sal de ervas
- 1xícara pequena de sal marinho
- Mesma quantidade de óregano, manjericão e alecrim (ou as ervas que desejar)
Triturar no liquidificador e armazenar em um pote de vidro, longe da umidade.

Segue a reportagem do Jornal Nacional, que traz informações alarmantes:

"Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Ministério da Saúde mostra que 63,2% das pessoas com 65 anos ou mais dizem sofrem de hipertensão. No total da população adulta, o percentual de pessoas que se declaram hipertensos é de 24,4%. A pesquisa, que foi realizada com 54 mil pessoas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal, mostra um crescimento da auto-declaração da doença em todas as faixas etárias em um comparativo entre 2006 e 2009. O Ministério da Saúde lançou nesta segunda uma campanha nacional para prevenir a doença.

Segundo os dados da pesquisa, o percentual de pessoas que se assumem como hipertensas subiu em todas as faixas etárias na comparação com 2006. Na população adulta como um todo, o percentual de pessoas que disseram ter hipertensão subiu de 21,5% para 24,4%. O Ministério considera o dado positivo porque mostra uma maior compreensão e aceitação da doença.

O crescimento aconteceu em todas as faixas etárias. Entre os idosos, o percentual de pessoas que disseram ter a doença subiu de 57,8% em 2006 para 63,2% no ano passado. Nas pessoas entre 55 e 64 anos, o índice de pessoas que assumiram ter a doença é de 50,4%. Na faixa de 45 aos 54 anos, 34,5% dos pesquisados disseram tinham a doença. Entre os 35 e os 44 anos, 20,9% se disseram hipertensos, enquanto que nos adultos abaixo dessa idade o percentual é de 14%.

De acordo com a pesquisa, as mulheres dizem sofrer mais com o problema entre os homens. Na população total, 27,2% das mulheres disseram ter a doença, enquanto entre os homens o índice ficou em 21,2%.

A cidade do Rio de Janeiro foi a capital em que a pesquisa encontrou o maior percentual de pessoas que se declararam hipertensos (28%). Na sequência aparecem Recife (27,6%), São Paulo (26,5%) e Campo Grande (26,5%). O menor índice foi registrado na cidade de Palmas, com o registro de 14,9% de pessoas com a doença.

São consideradas pessoas hipertensas aquelas que apresentam pressão arterial igual ou superior a 14 por 9. A pressão considerada normal é de 12 por 8. Quem está acima deste valor já deve ter mais atenção ao tema. A hipertensão é causada pelo aumento da contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Isto sobrecarregada vários órgãos, como coração, rins e cérebro, podendo levar ao entupimento de artérias, infarto ou acidente vascular cerebral (AVC)."

Fonte: Jornal Nacional - 26/04/2010

2 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, Sílvia.
    Vou ficar antenada com as dicas!
    Vigilância é tudo, se descuidar um pouco, o organismo reage e não é mandando beijinhos, mas vários sinais que, combinados, podem se transformar em uma doença séria!
    Vigilância é tudo!
    Beijinhos e parabéns pelo blog!
    Glícia

    ResponderExcluir
  2. Olá blogueiro!
    O número de pessoas com hipertensão no Brasil aumentou de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009. A hipertensão é uma doença silenciosa e ataca todas as faixas etárias. Por isso, junte-se à campanha de combate e controle da hipertensão do Ministério da Saúde. Você pode ajudar na conscientização da população por meio do material de campanha que disponibilizamos para download.
    Caso se interesse, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Obrigado!
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir